TEXTOS, CONTOS, POESIAS, ETC.




A face de Deus


Em 04.07.2016

Postado em 27.04.2017
Cyro de Freitas


Dentro do calor do útero, o feto em desenvolvimento nada vê e nada sabe.
Numa fase mais adiantada, não se pode afirmar, mas ele deve perceber algo ao sentir o calor da mãe.
Quando nasce, a criança vê somente a mãe e ela é tudo: além de mãe, é Deus, tudo. Mas, ainda nada sabe de Deus.
O mundo em volta vai se ampliando e ela ainda vê a face da mãe, mas sem a conexão com a face de Deus.
Ao crescer, além da face da mãe e por influência dela, já vê a face de Deus. Mas quem é Deus?
Aos oito, dez anos ele é apresentado a Deus. Assim, além da face constante da mãe, passa a ver também a face de Deus.
Por mais uns poucos anos continua vendo a face da mãe e entende o que representa a face de Deus.  Aos dois recorre em suas amarguras.
Depois dos dezoito anos, já dono de seu nariz (será?), quase sempre deixa de se preocupar com a mãe e passa a não ver mais sua face. Nesse instante já não vê nem a família e muito menos a face de Deus.
Essa situação perdura até os cinquenta, sessenta anos.
Com a perda da mãe, fato inexorável, sente-se tão só que por um descuido chega a pensar nela. Mas não em Deus.
Às vezes até pergunta: Deus, quem é Deus?
A dureza da solidão chega de repente e traz junto o desespero, a falta de um horizonte, a angústia.
Então, lá pelos oitenta anos, clama diariamente por Deus. A mãe não representa nem uma vaga lembrança.
O fim está próximo e na hora da partida vê a face da mãe e através dela  revê a face de Deus.
Junto à face da mãe refaz sua vida e se arrepende de fatos passados.
Nunca é tarde para se reconciliar com a mãe e com Deus.
A mãe é e sempre será o espelho de Deus. Através da mãe vemos Deus.
Sem a mãe não chegaremos até Deus. Sem Deus não há mãe.
Não perca Deus de vista, veja-O todos os dias e através Dele estará sempre vendo sua mãe.
Não espere o fim para ver sua mãe.
Não espere o fim para ver Deus.
 


                                        ***


 Mário Augusto, meu amigo.

Cyro de Freitas

15.10.2015


A diferença aproximada de 25 anos entre as idades não impediu que se começasse uma grande amizade. Por ser negro e por causa do grande preconceito ainda existente, as pessoas sempre pensam que convivência ente raças diferentes não prosperam. Um grande engano.
Tudo começou em um bar da Rua Tamoios, em frente ao ponto dos ônibus Santa Tereza. Era uma turma boa de copo e as cervejas eram consumidas às dúzias todos os dias úteis da semana, sempre após os expedientes dos trabalhos de cada um. Na volta para casa nós usávamos o mesmo ônibus e assim fui conhecendo melhor o Mário Augusto.
Passei a frequentar a casa dele em Santa Tereza e aprendi a gostar de todos por lá. De sua esposa Célia, dos dois filhos Pelé e Godô e da filha Cristina e um tanto de “sobrinhos”. Cozinheira de mão cheia, dona Célia fazia pratos fantásticos e quantas vezes eu, minha namorada e hoje esposa Dorotéa e vários outros amigos desfrutamos da qualidade de sua cozinha.
Nos encontros de minha família em nossa casa em Santa Tereza, por ocasião do dia das mães ou no final de ano, sempre levava o Mário para participar conosco. Era um modo de poder retribuir todas as gentilezas que recebia quando frequentava sua casa.
O bar da Rua Tamoios encerrou repentinamente suas atividades e ficamos sem o ponto de encontro de todos os dias

Passamos a nos encontrar em Santa Tereza nos mais variados bares.
Certo dia descobri que o Mário estava tomando suas cervejas em um pequeno estabelecimento na Rua Mármore. A comerciante vendia frutas e algumas miudezas e não sei como ele conseguiu que ela comprasse cervejas em um bar próximo e as revendesse no pequeno balcão do comércio. Não demorou muito e nossas reuniões passaram a ser realizadas na pequena mercearia que logo se transformou em um bar. As bananas, laranjas e outras frutas deram lugar a cervejas bem geladas e muitos tira-gostos preparados com esmero pela proprietária Dona Luiza. O destaque era o Surubim ao molho de coco, verdadeira delícia.
O espaço bastante reduzido não comportava mesas nem tampouco cadeiras. Os fregueses que a cada dia eram mais numerosos usavam caixotes vazios de cerveja como assentos e ficavam espalhados pelos cantos do local.
Toninho Valadares e Lourdes (sempre acompanhada pelo Geraldo-Tatu) eram os responsáveis pela animação do bar com seus violões e as grandes canções da época. Cada freguês, após algumas cervejas, era um cantor.
Devido ao espaço exíguo, ao número cada vez maior de fregueses e ao aperto do local, resolvi dar um nome para o bar: Panela de Pressão. E assim passou a ser conhecido.
O Mário trazia de casa quase toda sexta-feira um delicioso cansanção com mandioca e carne de porco preparado por sua esposa dona Célia. O petisco ficou tão famoso que vinham pessoas de outros bairros procurando pelo bar que servia o exótico prato.
No dia do aniversário do Mário, 23 de dezembro, nós organizávamos o amigo oculto entre os fregueses. Em alguns anos os participantes atingiram o número de 50. Como o bar não comportava tanta gente, pelo menos uns 45 ficavam na calçada e íamos revezando para que todos pudessem receber seus presentes, pegar uma nova cerveja e um tira-gosto.

O Mário sempre chamou a atenção das pessoas quanto ao modo de se vestir. Apesar de prestar seus serviços em um local onde o uniforme de trabalho era aquele de um trabalhador comum, quando acabava o expediente vestia-se impecavelmente. Sempre com calças de tropical inglês bem cortadas, camisas de mangas compridas muito bem passadas e os sapatos tão engraxados que brincávamos que poderíamos pentear os cabelos usando-os como espelho.
A fama de bom dançarino também se espalhou. Quando algum amigo nos chamava para festas ou pequenas reuniões em suas casas e havia música, as garotas disputavam o Mário para aprender a dançar.
Um fato interessante que ocorria no bar era o famoso reboque que o Mário aplicava no Esinho. Sempre mais alegre que todos, Esinho exagerava nas cervejas e o Mário pegava meu carro e o levava até em casa. Uma hora depois, lá estava o Ésio de volta. Novo reboque e horas depois Ésio estava de volta e mais um reboque.
Algumas figuras chamavam a atenção na Panela de Pressão. Uns pelos nomes ou apelidos e outros pelas atitudes: tínhamos o jornada nas estrelas, pelo tamanho das pingas que tomava; o quebra-copos, que não passava um dia sequer sem quebrar (e pagar) um copo da dona Luiza; havia o Stalonge, pois parecia muito com o ator Sylvester Stallone apesar do físico franzino e pequena estatura e o Paulinho-Quati, cujas olheiras eram imensas. Um dia,  mais alegrinho que de costume, colocou um capacete do Exército Brasileiro, botinas também do Exército e vestindo apenas uma sunga de banho passou a identificar e revistar todas as pessoas que passavam pela porta. Também foi rebocado pelo Mário várias vezes em uma só noite pelo excesso de bebidas.
Outra figura ímpar era o Márcio “Baldaratti”. Esse gostava mesmo era de uma cachacinha e só tratava o Mário como “tio”. Ficava meio alto pela bebida e usava sempre umas calças de Moletom, dessas largas e folgadas na cintura. Era o convite para alguns colegas da turma dele virem por detrás e arriar suas calças deixando-o só de cuecas.

Apesar de tudo, o Mário tinha um carinho especial pelo “Baldaratti”e todos o dias pagava aquele sermão incentivando-o a parar de beber. Tanto falou que um dia o Márcio deixou definitivamente de beber e é visto sóbrio e trabalhando desde então.
Ficou famoso o banheiro do Panela de Pressão por causa da caixa de descarga estragada. Acontece que a caixa com a água da descarga perdeu parte da fixação. Os fregueses mais habituais sabiam do problema e seguravam a caixa quando usavam a descarga. Quem não sabia do defeito quando usava o banheiro tinha uma bela surpresa: a caixa virava parcialmente e derramava boa quantidade água na cabeça do freguês. Quando era uma pessoa conhecida, a turma avisava, mas se era desconhecido... Um rapaz vestindo um elegante terno branco saiu de lá totalmente molhado.
Depois de vários anos de funcionamento, dona Luiza, que já não era nenhuma criança e estava cansada, recebeu proposta para vender o Panela de Pressão. O acerto aconteceu com Jaime, um dos fregueses. Com o intuito de dar melhores condições aos frequentadores, o Jaime fez uma reforma total do bar, conseguiu um cômodo ao lado e aumentou o espaço, colocou algumas poucas mesas e cadeiras. O ambiente, então, ficou mesmo parecido ao de um bar e recebeu até uma pintura em uma das paredes com o desenho de uma grande panela de pressão.
Continuamos a frequentar o ambiente agora modificado. Em pouco tempo os artistas dos violões e os “cantores” foram desaparecendo e as grandes noitadas regadas a cervejas foram ficando cada vez mais escassas.
Houve grande dispersão e rapidamente o local deixou de ser o nosso ponto de encontro.
Nunca ninguém reclamou do Jaime, pois ele e sua esposa sempre foram pessoas de fino trato e grandes colegas.
O que aconteceu não foi novidade. Temos histórias de muitos bares que adotam um melhor visual e até alguma sofisticação para um atrair ou agradar seus fregueses e, de repente, assistem a uma debandada geral.
A explicação mais difundida para essa atitude das pessoas é que elas se acostumam com a simplicidade do local, a informalidade, a liberdade, a improvisação em tudo e o tratamento quase íntimo do proprietário com o freguês.
Em pouco tempo o estabelecimento estava fechado e todos nós, tristes, perdemos alguma coisa a mais do que um local de encontro diário.
A turma passou a se reunir em outros dos inúmeros bares de Santa Tereza, mas os ambientes nunca mais foram os mesmos.
A esposa do Mário tinha sérios problemas de saúde causados pela diabetes. Era uma luta diária que acabou deixando-a em uma cadeira de rodas. Mas nem assim ela deixou de cuidar da casa e mesmo com dificuldades continuou a elaborar aqueles pratos deliciosos que só ela sabia fazer.
O Mário teve que enfrentar um duro golpe quando o Pelé, seu filho mais velho, sofreu um acidente de carro e veio a falecer.
Alguns anos após a perda do filho, sua esposa dona Célia veio a falecer em razão das complicações com a Diabetes.
Restou-lhe a companhia da filha Cristina e do filho Godô que é mais conhecido como Alexandre Cigano por seus trabalhos com jogo de búzios, tarô, etc.
Após ter sofrido um AVC, o Mário ficou com dificuldades para andar e permanecia quase todo o tempo em sua residência junto ao filho Godô.
Fui visitá-lo várias vezes em sua casa e em nossas conversas falávamos sobre os bons tempos que passamos juntos. Ele não conseguia conter as lágrimas que teimavam em escorrer pela sua face. A situação de quase invalidez o deixava muito triste e abatido.
Mesmo com todos os cuidados que foram a ele dispensados, nosso caro amigo nos deixou no início de 2015, poucos dias após uma visita que lhe fiz. Dos inúmeros amigos de outrora somente eu e mais uns dois ainda se preocupavam com ele. Fui o último dos amigos a vê-lo com vida.
Agora só nos resta aguardar o dia do reencontro. Já temos uma boa turma naquele outro plano e aos poucos iremos nos juntando a eles. Afinal, é a única certeza que temos nesta vida.



                                                 ***



Lourdinha

Cyro de Freitas








Calou-se a voz

Calou-se o canto

O violão calou-se

Só ficou o pranto

A alegria da vida

Perdeu o encanto

O retrato antigo

Ficou num canto

Amigos tristes

Em um só pranto

O sorriso constante

Era todo o encanto

Amou muito, com certeza.

Foi amada?

Nem tanto.



                                      ***



 Excerto de uvas verdes (2)



Cyro de Freitas


Tudo isso, enfim,  ficará perdido no tempo

e só restará uma fugaz lembrança na memória:

que a esperança que agora se desfaz ao vento

irá compor uma nova, saudosa e triste história. 



                                                                 ***


BRASIL RECEBE EXTREMA-UNÇÃO

Cyro de Freitas – 30.10.2014

O Brasil foi internado às pressas na UTI do SUS em Brasília, no dia 26.10.2014, às 20h04 minutos, com quadro de falência múltipla de órgãos.
Em coletiva à imprensa, os especialistas Dr. Lalu e sua assistente Dra. Madil informaram que os órgãos atingidos, a princípio, são: Petrobrás, Eletrobrás, Banco Brasil, CEF e todas as suas subsidiárias, Funcep, Postalis, Previ e Petros, o BNDES, a Visanet e quase todos os Ministérios. Os dois especialistas declararam que não sabem o motivo pelo qual o estado do paciente é tão grave.
Diante da situação crítica do país, foi providenciado o sacramento da extrema-unção que foi ministrado pelos representantes dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além da fraude.
Orações fervorosas foram iniciadas em várias partes do país, sendo destaque toda a região Sul e Centro Oeste, parte do Sudeste e o estado do Acre.
Gritos de desespero foram ouvidos partindo dos Cartões Corporativos, Grandes Empreiteiras, Políticos em Geral, ONGs, OCIPs, PPPs, do MST, Cargos em Comissão, Prefeituras Diversas, Notas Fiscais Frias, Desvios de Valores, em um grande lamento diante da real possibilidade de falecimento do paciente.
Os estados do Norte e Nordeste não se manifestaram dando a impressão que não entendem nada do que está acontecendo ao Brasil. Só o Acre entendeu.
Assim que a notícia chegou à imprensa, diversos credores do moribundo entraram em polvorosa com medo de não receberem os valores que aplicaram no Brasil.
O FMI e grandes bancos mundiais já contrataram os mais caros e famosos advogados temendo não receber os 334 bilhões de dólares da dívida externa que não existe, conforme declarações do Dr. Lalu.
Dezenas e dezenas de credores do país e centenas de outros espalhados pelo mundo, já antevendo as dificuldades em reaver os valores investidos, se agitaram e já procuram meios na justiça para receber de volta os 2,3 trilhões de reais que aqui puseram ao adquirir títulos da dívida interna do moribundo. As lembranças recentes  do ocorrido na Argentina colocaram todos eles em alerta máximo.
As últimas notícias não são nada alentadoras e o paciente deverá entrar em óbito ainda antes do ano novo.





                                                                                      ***



Como capturar porcos selvagens.

Pequeno conto adaptado ao sofrido e espoliado Brasil de hoje.

Cyro de Freitas – 17.10.2014


O conto é bastante antigo e quase todas as pessoas já o conhecem. Segue um pequeno resumo para avivar as memórias:
Joga-se um pouco de milho em uma área descampada e aguarda-se a chegada dos porcos do mato para comerem. Repete-se isso alguns dias até os porcos se acostumarem.
Em seguida, inicia-se o cerco colocando uma parede lateral e novamente o milho farto. Os porcos chegam e comem sem perceber a cerca. Repete-se o ato mais duas vezes colocando sempre uma lateral por vez ficando somente um lado sem a cerca. Os porcos, cevados pelo alimento fácil e constante, nada notam e continuam chegando todos os dias para tomar o alimento. A colocação da quarta e última cerca, agora com uma porta, sela o ato de capturar toda a vara sem a necessidade de violência ou outros métodos mais complicados.
Transpondo o conto dos porcos para o Brasil atual, vamos substituir os animais pela população desavisada e propositalmente mantida alheia aos graves fatos que ocorrem neste país, principalmente nos últimos 12 anos. A comida abundante e fácil aqui é representada pelas benesses criadas pelos governos para desviar a atenção do povo ignorante e até mesmo de pessoas mais instruídas. Podemos citar algumas, tais como: vale-gás, vale luz, vale-água, vale-piracema, vale-enchente, bolsa-escola, bolsa-família, minha casa, minha vida,vale aluguel e vários outros vales.
Com essa penca de “vales e bolsas” pessoas incultas e preguiçosas são alvos fáceis e, como dóceis porcos do mato, deixam-se levar pelos terríveis planos desses governos para dominação total do país. Suas cartilhas são derivadas da obra de Antonio Gramsci – 1891/1937 - jornalista, crítico literário e político italiano. Ao contrário das ditaduras tradicionais, a obra desse escritor ensina a aplicação da hegemonia cultural das classes dominantes (PT, etc.) exercida através do controle dos sistemas educacionais, das instituições religiosas e dos meios de comunicação, dentre outros.
Tal como a Grande Mentira que pregava o nazista Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler, a finalidade do programa é o convencimento das massas.  Assim, uma mentira colocada nos ouvidos da população dia e noite, insistentemente e durante anos seguidos, acaba se tornando uma verdade. A consequência mais conhecida desse método de propaganda foi indubitavelmente o endeusamento de Hitler e o fortalecimento de sua liderança na Alemanha.A propaganda incessante levou o povo a concordar com as práticas e ideias provindas de uma mente doentia. Deu no que deu.
A aplicação do método no Brasil nos últimos 12 anos tem dado os resultados previstos na doutrina de Gramsci. Com exceções da Revista Veja e seus colunistas independentes, do jornal O Estado de São Paulo e alguns poucos órgãos nanicos de comunicações, a imprensa brasileira já está totalmente dominada e assim permanecerá até que cessem os bilhões e bilhões de reais que são despejados em seus cofres anualmente com a propaganda enganosa do governo.
Nossos jovens estão sendo doutrinados desde o início dos estudos com a aplicação obrigatória dos pensamentos de Gramsci no currículo escolar. O material didático distribuído aos milhões apresenta erros absurdos de português e só versa sobre as maravilhas praticadas pelo governo nos últimos 12 anos. Prega o culto à personalidade do presidente e de seus ministros e embota a mente dos estudantes com o relato fictício das grandes realizações do governo do PT,na sua maioria mentirosas e fantasiosas. Mais de 70% das promessas do governo não foram realizadas ou encontram-se paralisadas sem nenhuma previsão de conclusão. Mas, em documento registrado em cartório, o partido dominante elenca milhares de obras concluídas e entregues ao povo. A grande mentira é corroborada pela maciça propaganda enganosa que inunda os canais de televisão e rádio do país dia e noite.
A maior rede de comunicações do Brasil evita absurdamente noticiar as condenáveis ações do governo e não as noticiará enquanto estiver participando do banquete de verbas federais liberadas sem critério algum. Ainda permanece viva na lembrança de todos que o governo Collor só chegou ao fim quando essa mesma rede de comunicações começou a noticiar a roubalheira e quando não havia mais defesa alguma para tanta corrupção. Quando o navio está afundando, os ratos são sempre os primeiros a abandoná-lo.
A classe artística, grande formadora de opinião, também se juntou ao poder vigente através de polpudos cachês, facilidades de financiamentos de projetos com isenção de impostos e adesão à propaganda enganosa, tudo isso em prejuízo da população que vê seus abusivos impostos pagos desviados para outros objetivos.
As igrejas de qualquer credo, todas elas, antigamente tão ativas e politizadas, raramente se manifestam contra a situação atual e nos faz suspeitar que também participam e recebemsua parte nos agrados governamentais.
A formação de grupos de apoio (verdadeiras quadrilhas) que o governo mantém sob nossas expensas deixaria Goebells e Hitler embasbacados com tamanha eficiência. São milhares e milhares de Sites, Blogs, Twitters, Facebooks, etc. mantidos ilegal e monetariamente pelo governo com abundante propaganda oficial e com desvio do dinheiro dos impostos que pagamos e que deveriam ser revertidos em benefícios para a população. São despejados a todo minuto milhões de informações ufanistas ao poder atual e críticas virulentas a todos que se atrevem a publicar a verdade sobre o (des)governo vigente.
O último baluarte da legalidade no país, o STF, deu no mês de Setembro/13 um claro recado que já se alinhou ao governo atual e que seus membros (há poucas exceções)outrora sérios e probos, estão apenas “retribuindo” as nomeações sem critérios. De um tribunal respeitado passou a ser motivo de chacotas em todos os cantos do país e não é mais considerado um órgão confiável.
Choca a todos os brasileiros decentes o absurdo alinhamento do governo brasileiro às ditaturas mais sanguinárias do planeta, o perdão das dívidas bilionárias dessas nações africanas em troca de minguados votos na ONU visando apenas à entrada deste colosso que é o Brasil no Conselho de Segurança daquele órgão.
Aos poucos vamos tomando conhecimento dos negócios tramados por um ex-presidente que virou lobista: empréstimos bilionários do Brasil a diversas ditaduras africanas e para Cuba para construção de rodovias, portos, etc.
O pequeno detalhe que quase ninguém percebe é que todas essas obras são realizadas por construtoras brasileiras o os valores são repassados a elas no exterior. Nada se comenta sobre o destino da dinheirama e as comissões sempre presentes em qualquer obra que se faz neste país e em suas ramificações no exterior.
Não sem razão comenta-se que a maior obra do governo PT foi o porto Mariel, EM CUBA!
Se foi um bom negócio para o Brasil emprestar 1 bilhão de dólares para Cuba e muito mais para outras ditaduras africanas através do BNDES, para que o sigilo e a alegação de segurança nacional?
A roubalheira tomou conta do país de norte a sul. Mesmo com a censura imposta veladamente e porque não dizer monetariamente contra a imprensa livre, dificilmente vemos um dia sem notícias de desvios de bilhões e bilhões de reais dos cofres públicos. São centenas de casos obscuros do descalabro de como é tratada a coisa pública nos últimos 12 anos. Daremos apenas alguns exemplos: 1) a quase falida Petrobrás, outrora a maior empresa brasileira, comprou da Belga Astra Oil uma refinaria obsoleta situada no Texas (USA) por1,2 bilhões de dólares e não consegue repassá-la agora por 100 milhões de dólares por falta de otários no mercado mundial.O que mais assusta é que a Astra Oil pagou por essa mesma refinaria a importância de 42 milhões de dólares;2) Em um “contrato” verbal entre o ditador da Venezuela Hugo Chaves e  o maior governante do Brasil desde o Império, Sr. Lula, ficou acertado a construção da refinaria Abreu Lima em Pernambuco. O custo inicial seria de 2,5 bilhões de dólares divididos entre os 2 países. Só que o ditadorzinho da Venezuela não cumpriu nada do que prometeu ao inocente presidente brasileiro e nosso país assumiu sozinho o custo da obra. Ainda em construção, a refinaria já consumiu mais de 20 bilhões de dólares (cinquenta bilhões de reais), a maior parte em valores desviados, e ainda não está em funcionamento e nem se sabe quando as obras serão concluídas. Quem fica com o prejuízo é o povo brasileiro que vê seu dinheiro suado indo para o ralo e para o bolso de uma quadrilha que se instalou no país há mais de uma década. Apenas a título de esclarecimento sabemos agora que a Petrobrás ocupava o 12º lugar no mundo entre as grandes empresas. Sob o “ético” governo dos Petralhas a empresa despencou para a colocação 120º, segundo dados da Revista Forbes. A Operação Lava-Jato, ora em curso, apurou desvios de mais de 10 bilhões de dólares em escusos negócios somente junto à Petrobrás. Desses 10 bilhões desviados da Petrobrás e devidamente “lavados” pelo doleiro do PT Youssef, 856 milhões foram parar nos cobres do PT e dos insaciáveis aliados.A delação premiada do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa deve levar à cadeia pelo menos uns 50 ladrões do dinheiro público, pois ele declarou sob segredo de justiça (ainda) que os tentáculos da quadrilha atingem todas as grandes empresas estatais das áreas de Transportes, Hidrelétricas, Portos, Aeroportos, etc. Como sempre são figurões do mundo político e empresarial e, assim, talvez seja muito difícil prender toda a quadrilha e reaver o dinheiro desviado. A grande maioria dos acusados pertence ao PT e partidos aliados. Se as investigações correrem normalmente e sem a interferência do estado totalitário que tomou conta de todas as instâncias do Brasil, podemos estar diante do maior furto contra um país e todo o mundo e em todos os tempos. Pode-se chegar, num cômputo geral, a desvios de recursos do Brasil da ordem de trilhão de reais em um período de 12 anos.
Vamos pensar um pouco em valores: apenas o Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobrás e intermediário menor nos furtos, declarou que vai devolver aos cofres públicos uns 8 milhões de reais em imóveis e o saldo DE UMA ÚNICA CONTA NO EXTERIOR no valor de 78 milhões de reais. Se ele, peixe pequeno, declarou isso podemos imaginar o não declarado que está espalhado pelo mundo em dezenas de paraísos fiscais. Se ele furtou isso, e os chefões? Os chefões devem ter bilhões e bilhões de dólares desviados e bem guardados nos paraísos fiscais que agora contam também com a ilha de Cuba para receber depósitos.
Não estamos comentando aqui sobre o uso dos famigerados cartões corporativos. As informações são negadas pelo governo com a mesma desculpa de “segurança nacional”. Como são centenas de cartões distribuídos sem critério algum, até para parentes, pode-se imaginar o custo para os cofres públicos e para nós contribuintes durante os últimos 12 anos.
O governo entope as redes de televisão e rádio com a propaganda do “Pleno Emprego”: não temos mais ninguém desempregado no Brasil! Porém,no ano de 2013, foram pagos a título de Seguro Desemprego a bagatela de 32 bilhões de reais. Se estamos em pleno emprego, quem recebeu esses bilhões? Outro mistério que ninguém consegue explicar.
As dezenas de “bolsas” pagas aos carentes do país atingem 56 milhões de pessoas em números de hoje. Esses são considerados empregados? Se a resposta for sim, então estamos em pleno emprego.
Em um artigo no site “Alerta Total”, assinado por Hélio Duque, podemos ver como funciona a propaganda enganosa de um governo corrupto. Lá podemos ler:
... “O governo Dilma lançou em Agosto/14, isto é, próximo às eleições o chamado PAC 3. Imagina-se que o PAC 1 e PAC 2, tenham tido suas metas cumpridas e realizadas. A então chefe da Casa Civil recebeu a comenda de “Mãe do PAC”. O chamado PAC 2, lançado em 29.03.2010, teve a presença de 30 ministros, governadores, empresários e prefeitos. Abrangia o período de 2011 a 2014. Porém, quase nada foi cumprido nas metas estabelecidas. O site “Contas Abertas”, do economista Gil Castello Branco, pesquisou nos dados da Execução Orçamentária e Financeira da União e demonstrou o fracasso do PAC 2. Vamos ver algumas evidências:
Na Saúde, das 24.006 obras tocadas pelo Ministério e pela Funasa, só 2.547 (11%) foram concluídas.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ilustram essa realidade: das 15.652 previstas, irrisórias 1.404 (9%) foram entregues.
Das 503 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) previstas, só 14 (2,70%) ficaram prontas.
Nas ações de saneamento e recursos hídricos, das 7.911 iniciadas, apenas 1.129 (14%) foram finalizadas.
Dilma prometeu entregar até o fim do seu mandato 6.000 ou até 9.000 creches. Das 5.257 creches e pré-escolas constantes do PAC 2, apenas 223 (2,50%) estavam em funcionamento até o fim do ano passado. Mas os estádios para a Copa do Mundo ficaram prontos em tempo...
Das 9.158 quadras esportivas que seriam construídas em escolas, apenas 481 (5%) foram inauguradas.
Nenhum dos 285 centros de iniciação ao esporte ficou pronto.
Nos transportes, dos 106 empreendimentos em aeroportos, quase 70% ainda estão em fases burocráticas. De cada 3 obras em rodovias, apenas 1 foi concluída. Das 48 intervenções em ferrovias, apenas 12 chegaram ao fim.
Mais da metade do PAC 2 sequer saiu do papel. Dentre os 49.095 empreendimentos, 26.154 (53%) estão em estágios de ação preparatória, em contratação, em licitação de obra ou em licitação de projeto. De cada 10 iniciativa, menos de 4 estão em obra ou em execução. Apenas 12% dos empreendimentos estão concluídos.
A rigor, se a realidade do PAC 2 demonstra indiscutível fracasso, qual a motivação para lançar o PAC 3 e exatamente 2 meses antes das eleições? A resposta é única: lograr e enganar o eleitor brasileiro”.

Um operário brasileiro, trabalhando 44 horas por semana, ganha em valores brutos R$-724,00 por mês. Enquanto isto, um criminoso condenado pela Justiça dá direito à sua família receber mensalmente do governo federal até R$-1.015,00 mensais.As vítimas, claro, nada recebem. Neste país de miseráveis, o crime compensa e muito.
No eterno país do futuro calcula-se que mais de 500.000 criminosos condenados estão à solta por falta de presídios. Aproximadamente, outros 300.000 presos estão precariamente detidos nas delegacias que foram transformadas em casas de detenção. Enquanto isso, na Suécia, presídios estão sendo fechados por absoluta falta de inquilinos. Aí está o futuro!
A praga das ONGs, OCIPS e as PPPs tomou conta do Brasil. Milhares delas, criadas principalmente por adeptos do partido do governo e de outros que o apoiam, estão se entupindo de verbas públicas liberadas sem critério algum e sem qualquer cobrança de prestações de contas e verificação da documentação. Esses bilhões desviados, verdadeiras fortunas, saem do governo, passam por esses órgãos e voltam para os bolsos dos corruptos de sempre.
O PT da Bahia movimentou 50 milhões de reais do Fundo de Combate à Pobreza através da ONG Instituto Brasil. Essa ONG foi criada por petistas para a construção de casas populares. O dinheiro foi direcionado para financiamento de campanhas eleitorais de petistas e as 1.120 casas previstas não foram construídas. Os valores, perto de 70 milhões de reais, eram entregues às prefeituras petistas que desviavam o dinheiro e (pasmem!) elas próprias, as prefeituras, fiscalizam as prestações de contas.
As negociatas com as empresa de telecomunicações renderam e ainda rendem bilhões de dólares para os petistas e seus seguidores. Intermediados pelo governo através de decretos oportunistas e ilegais, assinados na calada da noite para facilitar as negociações, tornaram-se uma fonte de renda para financiamento das campanhas políticas do governo, de seus aliados e até dos filhos de políticos influentes que ficaram milionários da noite para o dia.
Os anacrônicos ensinamentos do Foro de São Paulo continuam sendo aplicados todos os dias e visam transformar toda a América Latina em uma grande Cuba. Já são 16 países alinhados ao Foro Socialista de São Paulo e podemos citar alguns como Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador, Nicarágua, Peru, Uruguai e outros com adoção das teorias de Gramsci. O desastre econômico já se faz mostrar em todos eles e em pouco tempo virá o caos que é a marca registrada de governos totalitários. O mais claro exemplo do fracasso desse tipo de dominação política nos é mostrado pela sofrida ilha de Cuba. E a caminho do desastre já vislumbramos aqui na América Latina a Venezuela, a Bolívia e a Argentina.
Descaradamente, o Brasil apoia facções terroristas como a MIR chilena e a FARC colombiana com a desculpa que são somente partidos políticos. Não é de se assustar, pois o governo do PT deu guarida e proteção diplomática a um terrorista italiano condenado por quatro assassinatos a sangue frio e, pasmem, ainda deu emprego à mulher dele em um órgão oficial.
Os médicos (?) importados de Cuba, equiparados aos enfermeiros brasileiros, nada mais são que instrumentos de propaganda dos regimes de exceção junto às camadas mais pobres da nação. Esses médicos (?) já foram espalhados por boa parte da América Latina e os resultados, em termos de medicina foram irrisórios. O grande sucesso deles deu-se no campo político com a doutrinação dos povos ignorantes aos métodos do fracassado Comunismo. No caso brasileiro, trata-se de mais uma jogada financeira. Em um misterioso contrato, milhares de pretensos médicos cubanos são colocados à disposição do Brasil ao custo de R$-10.000,00 cada um por mês. Como eles só receberão R$-300,00 mensalmente, nota-se claramente que o restante será enviado a Cuba passando a ser uma grande fonte de rendado falido país caribenho. Parte desse valor voltará ao Brasil para financiar campanhas políticas do partido do governo e de seus aliados e, como acontece sempre, a maior parcela desse dinheiro vai parar nos bolsos dos donos do poder. Entre os “médicos” enviados por Cuba, já foram identificados vários militares de alta patente que exercem a função de espiões.
Mais de 100.000 cargos federais, pelo menos 60.000 criados no governo de Lula,são ocupados por analfabetos funcionais militantes dos partidos que apoiam o governo, principalmente o PT e o PMDB. Os salários variam de R$-8.000,00a mais R$-20.000,00 por mês e, no caso do PT, estes funcionários indicados são obrigados a contribuir com percentual nunca inferior a 15% dos salários, com descontos lançados diretamente nos contra cheques. Podemos imaginar a fortuna que o PT recebe em seus cofres mensalmente.
Como se não bastasse todo esse elenco de falcatruas, vemos diariamente a maquiagem das contas públicas. As informações econômicas fornecidas pelo governo deixaram de ser confiáveis faz tempos e os diversos índices que são usados no dia a dia da economia são de empresas especializadas e não mais do governo federal.

Abaixo, parte de um texto extraído do Blog implicante.org:

“Em 2009, a Caixa Econômica Federal pagou R$ 739 milhões por ações do PanAmericano. Um banco quebrado pertencente ao apresentador Sílvio Santos. O Banco Central do Brasil sabia qual a situação financeira do Banco PanAmericano e mesmo assim aprovou a transação. O valor pago pela CEF não serviu para a recuperação do banco falido, mas para o pagamento de dívidas de outras empresas do Grupo Sílvio Santos, entre elas o SBT. Anos antes, em 2006, o PanAmericano – ainda pertencente a Sílvio Santos – maquiou doações milionárias que ajudaram a pagar as dívidas de campanha do PT, enquanto que doações de pequena monta, feitas a outros partidos políticos, foram declaradas oficialmente”.
“Interceptações de e-mail feitas pela Polícia Federal revelaram uma forte proximidade entre os executivos do grupo Silvio Santos e dirigentes do PT”.
“É claro que qualquer correlação entre os fatos acima citados será mera coincidência”.
Abaixo, parte de um texto extraído do site ucho.info, de 14.02.2014:
“Maior fornecedora de plataformas flutuantes para a exploração de petróleo, a empresa holandesa SBM Offshore está sob investigação de autoridades da Holanda, Inglaterra e Estados Unidos por causa de pagamento de suborno a várias empresas petrolíferas ao redor do planeta, inclusive a Petrobras. Um ex-funcionário da SBM declarou que a empresa pagou US$ 250 milhões em propinas, sendo a maior parte desse valor à estatal brasileira.
De acordo com a testemunha, intermediários e funcionários da Petrobras teriam recebido US$ 139 milhões em propina para favorecer a SBM Offshore na obtenção de contratos. O pagamento de suborno ocorreu, segundo a testemunha, entre 2005 e 2011, ou seja, sob a égide do Partido dos Trabalhadores, que chegou ao poder central a reboque do discurso da moralidade e da ética”.
A dívida externa, que ainda existe (333,33 bilhões de dólares em agosto/14, conforme o Banco Central), ao contrário do que propaga o governo, pode ser paga sim usando as reservas cambiais. Só que essas reservas foram criadas com o aumento absurdo da dívida interna(algo em torno de 3,3 trilhões de reais) que agora beira os 70% do PIB. Neste caso temos a agravante que os juros da dívida interna são maiores e os prazos de liquidação menores. A rolagem da dívida interna acontece todo mês e o pagamento é feito sempre emitindo mais e mais títulos, sempre em valores infinitamente superiores aos vencidos. Aí se forma a bola de neve e essa dívida nunca será paga integralmente. O Brasil tornou-se um eterno devedor interno.
Com as mais altas taxas de remuneração do mundo, o dinheiro estrangeiro entra como águanos cofres do país. Depois, sai também como água nos resgates dos títulos, só que com juros anuais de 11%. Grande negócio para o capital estrangeiro que é apenas especulativo e não gera riqueza alguma para o Brasil.
A balança comercial, agora deficitária, sofre grande maquiagem em seus resultados. Em 2013,  para não apresentar déficit em muitos bilhões de dólares, o governo autorizou a Petrobrás (sempre ela) a “vender” duas plataformas de exploração de petróleo para a mesma Petrobrás só que situada no exterior e o valor de 7,74 bilhões de dólares foi lançado como “exportação” na balança comercial. Como as plataformas estão fixadas em território brasileiro e produzindo petróleo aqui, a Petrobrás manipulou um contrato junto à Petrobrás internacional passando a pagar agora “aluguel” das mesmas.
Cerca de dois mil dos chamados fundos de pensões, que são a garantia futura da poupança de 10 milhões de servidores públicos, são dirigidos por incompetentes na maioria sindicalistas analfabetos funcionais indicados pelo PT e pelos partidos aliados. O resultado não demorou a aparecer: esses 2.000 fundos de previdência fecharam o ano de 2013 com um déficit previsto de 78 bilhões de reais.
Como podemos ler no Blog de Reinaldo Azevedo do dia 16.10.2014
Os fundos de pensão de estatais têm forte influência do PT. Só para lembrar: os três principais do país — além da Petros, a Funcef, da Caixa, e a Previ, do Banco do Brasil — somam um patrimônio de R$ 280 bilhões, que corresponde a quase a metade dos R$ 624 bilhões dos fundos em operação no país. Em 2013, essas instituições tiveram um prejuízo de R$ 22 bilhões. Quando o rombo aparece em fundos de estatais, geralmente é o povo que paga o pato porque o Tesouro acaba entrando na brincadeira. Desses R$ 22 bilhões de buraco, R$ 5 bilhões são da Previ, R$ 4 bilhões, da Funcef, e R$ 3 bilhões, da Petros”.
Os desvios através de fraudes apuradas até agora na compra de papeis podres no mercado financeiro já chegam a estratosféricos 2 bilhões de reais e as empresas fraudadores são as mesmas utilizadas no maior escândalo político do Brasil em todos os tempos, o Mensalão (O Globo de 22.12.2013, página 2, caderno principal).
A transposição das águas do Rio São Francisco, mais uma realização virtual do governo do PT, está com as obras paralisadas e os 8 bilhões de reais gastos viraram pó. Diante de tal fato, qual a reação da “oposição”? Respondemos: nenhuma!


Em 2010, com Lula, Dilma, Edison Lobão e Sarney, foi lançado o projeto da Refinaria Premium, no Maranhão, com promessa de 25.000 empregos diretos e refino de 600.000 barris/dia. A iniciativa privada acreditou mais uma vez na falácia do governo e construiu no entorno do local escolhido para a surreal refinaria hotéis, bares, restaurante e toda uma infraestrutura para receber os 25.000 trabalhadores e suas famílias. Hoje, esses empresários arcam com um prejuízo monumental e tudo o que foi construído está entregue às moscas.
Somente com terraplenagem já foram gastos 1, 6 bilhões de reais e nada saiu do papel. Nem projeto pronto a refinaria tem. O custo total para entrega dessa refinaria é estimado hoje em 38 bilhões de reais.
Refinarias como Pasadena (USA), Baia Blanca (ARG) e Okinawa (JAPÃO), foram todas contratadas junto à Construtora Odebrecht a um custo de 826 milhões de dólares. Os convites para as licitações foram encaminhados a 4 empresas estrangeiras sem condições de concorrência e os contratos caíram nas mãos da construtora brasileira como seria de se esperar. A empresa Odebrecht, muito agradecida pelos resultados das licitações viciadas, resolveu “doar” 8 milhões de dólares para a campanha de Dilma.
A Bolívia, através do presidente-cocaleiro Evo Morales estatizou uma refinaria da Petrobrás no país, não pagou um centavo ao governo de Lula e tudo ficou por isso mesmo. Afinal, são parceiros no esquema de dominar toda a América do Sul.
Está difícil encerrar o texto, pois acaba de ser noticiado o “confisco” pela Caixa Econômica Federal da poupança de pobres trabalhadores brasileiros que sacrificaram até seu sustento para guardar algumas misérias. O valor do assalto é de R$-720.000.000,00. Por extenso,para não gerar dúvidas: setecentos e vinte milhões de reais!!!
E quanto aos estádios para a Copa do Mundo de Futebol, vocês se lembram do falatório do governo do PT e dos ministros? Em 2007 garantiram com todas as letras que não seria utilizado dinheiro público em nenhuma situação; tudo seria da iniciativa privada. O orçamento inicial, só para os estádios, era de 3 bilhões de reais. Agora, em 2014, ficamos sabendo, apesar da censura velada, que só o governo (o povo!) pagou pelas despesas. Os valores foram extrapolados em 3 vezes e ainda temos muitos estádios não concluídos. Os valores hoje dos custos dos estádios já chegaram9 bilhões de reais e deveremos chegar aos 12 bilhões facilmente incluindo os superfaturamentos habituais.
Pelo visto, a condenação de parte da grande quadrilha envolvida no Mensalão não assustou a ninguém, pois as tramoias continuam a ser feitas à luz do dia. É a impunidade que incentiva essas práticas corrosivas ao país e seu povo trabalhador, pois condenações de seis ou sete anos em regime semiaberto são sinônimo de liberdade, visto que em alguns meses todos estarão nas ruas livres e soltos para continuarem a roubalheira.
O PT deve ser o único partido político do mundo em que suas diretrizes básicas de funcionamento são emanadas diretamente de um presídio.
As eleições de 2014 já foram para o segundo turno e se os brasileiros não acordarem a tempo, essa quadrilha se perpetuará no poder e, aí sim, poderemos dizer que está tudo acabado, pois os escândalos proliferam como ratos e somente a pequena imprensa livre os noticia todos os dias.
Em comício realizado dia 18.10.2014 na Praça Duque de Caxias, em Belo Horizonte, Lula, tomado de um ódio profundo, vomitou asneiras e mais asneiras atacando de forma violenta e condenável o adversário de seu partido nas eleições de 2014. Provavelmente, isso se deve ao medo de uma derrota nas urnas e uma possível apuração da roubalheira que foi instituída no Brasil de uns 12 anos para cá. Enquanto grandes líderes do PT e partido aliados estão nos presídios, ele circula livremente por aí amealhando riquezas e mais riquezas em suspeitas transações como lobista.

E pensar que esse incompetente líder do PT, ainda em liberdade, declarou ser o partido-quadrilha o mais ético do Brasil...
O prestígio desse falso líder está tão arruinado que ele não usa mais os aviões de carreira onde certamente sofreria ataques. Assim, a melhor opção para os deslocamentos constantes pelo mundo passou a ser os jatinhos das empreiteiras.
Se as investigações aportarem nos grandes ministérios como já declarou um dos delatores da roubalheira, aí sim nós veremos até onde chegou a ousadia do partido-quadrilha. As irregularidades estão presentes em todo e qualquer tipo de contrato assinado com o governo federal, mas como quase todos os órgãos de fiscalização estão aparelhados pela quadrilha, fica muito difícil apurar todos os desvios de dinheiro. Imaginem uma pequena fiscalização no programa "minha casa, minha vida", são bilhões e bilhões de reais lá despejados sem qualquer controle. As casas a aprtamentos entregues às pressas nas vésperas das eleições são de uma qualidade que dá vergonha a qualquer chamada "construtora". Assim acontece em razão dos valores que têm que ser desviados para atender aos "contratos" impostos pela quadrilha. Talvez os desvios de dinheiro do povo brasileiro nesse programa atinjam valores muito superiores aos furtados pela quadrilha na PTrroubrás. Alguns delatores já estão entregando os números das contas do PT no exterior com os valores para lá remetidos. Se verdadeiros baluartes da justiça brasileira como o juiz Dr. Sérgio Moro e alguns procuradores conseguirem chegar a essas contas e comprovar a pouca vergonha que tomou conta do país, poderemos, enfim, ver grandes nomes do partido-quadrilha na prisão e, esperamos, que por lá fiquem um bom tempo.

Como os escândalos da quadrilha são quase diários, esta matéria deverá ter sequência em breve.

 
                                         ***

Tempo

Cyro de Freitas

Tempo: o grande aliado da vida.
Tempo: amigo constante da sorte.
Companhia íntima nas despedidas,
triste e certo companheiro na morte.



                                                                                     ***


Excerto de uvas verdes


Cyro de Freitas

Não chorarão meus olhos lágrimas sentidas,
nem ficará meu coração só e amargurado.
O mesmo tempo se encarregará das feridas,
transportando a dor para o distante passado.




                                                                                ***


                                                                     
Al perderte...

                                                  
Ernesto Cardenal


Al perderte yo a ti,
tu y yo hemos perdido:
yo por que tu eres
lo que yo más amaba
y tú porque yo era
el que te amaba más.

Pero de nosotros dos,
tú pierdes más que yo:
porque yo podré amar a otras,
como te amaba a ti,
pero a ti no te amarám
como te amaba yo.


                                                                                         ***



POPULARIDADE, DEMAGOGIA E MENTIRAS
                                                                            
                                                                                                                                          Cyro de Freitas


Os resultados das últimas pesquisas após as manifestações de Junho/2013 mostraram pequena queda na popularidade da presidente Dilma. Bastou este fato, sem importância para o momento, que imediatamente ela liberou 17 bilhões em créditos para compra de eletrodomésticos pelos beneficiados do chamado bolsa-esmola. Mais calmos, esses acomodados serão votos de cabresto garantidos para a próxima eleição. Senhora presidente, diante de tantas mortes nas filas do SUS; mulheres dando à luz nos corredores de espeluncas chamadas hospitais; 10 anos para se conseguir uma consulta especializada; doentes amontoados pelos corredores tomando soro em frascos dependurados nas paredes em TODOS os hospitais do SUS; 10, 12, 20 horas para um atendimento de urgência, que tal vossa excelência olhar para a realidade deste pobre e desgraçado país e fazer alguma coisa pela Saúde? Que tal liberar uns 50 bilhões para a Saúde? Não se esqueça de que o grande ex-presidente que lhe deixou uma herança bendita (Deus há de me perdoar por tamanha blasfêmia!) ofereceu o grande e inovador sistema de saúde/SUS aos EUA e ainda afirmou: “O sistema é tão perfeito que na cama que se deita o presidente da república deita um pobrezinho”. Esteve em todos os jornais do país essa declaração. Acontece que quando o “ex” espirrou lá no Recife foi levado ao melhor hospital do Nordeste e atendido por 26 médicos. E quando teve aquela doença, o que fez o grande salvador do Brasil? Foi correndo para um dos hospitais mais caros do mundo. Quem será que pagou as despesas? No entanto, o Brasil rico, grande e desenvolvido, potência mundial, com petróleo jorrando facilmente em qualquer buraco que perfuramos, o país do futebol, do trem bala, dos grandes estádios construídos com o dinheiro do povo sofrido; da transposição das águas do São Francisco; do perdão das dívidas de países africanos que podem votar na ONU, só existe na cabeça do povo amestrado e cevado pelas esmolas governamentais. 
E não falei da classe política brasileira. Nesses casos, só chorando! 

MEU DEUS, SERÁ QUE ISSO NUNCA TERÁ UM FIM?




                                                                                 ***




UMA HISTÓRIA


                                                                                                                                      Cyro de Freitas


Em um dia, já perdido no fundo do tempo, tinha eu meus 9 ou 10 anos e brincava em uma praça no Bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, juntamente com um colega. Em dado momento, um senhor de mais ou menos 85 anos que se encontrava sentado em um banco próximo, dirigiu-se a mim e perguntou:
- Menino, você quer ouvir uma história?
Eu, que sempre gostei de conversar com pessoas mais velhas, imediatamente sentei-me ao lado daquele senhor e concordei em ouvir a história. De modo resumido, assim me foi contada:
Em uma determinada cidade morava um homem que vivia reclamando da vida. Para esse homem nada estava bom, tudo dava errado, ele trabalhava demais, não tinha casa própria, passava dificuldades para criar sua família, lutava contra doenças. Enfim, talvez fosse a pessoa mais sofrida do mundo. Chegou a pensar seriamente em suicídio. Um dia, estava esse homem trabalhando, como sempre reclamando da vida e da penúria do dia a dia, quando a seu lado apareceu, como do nada, uma pessoa já de idade, bem vestida e, como lhe conhecesse, dirigiu-lhe a palavra: 
- Boa tarde, senhor, posso lhe falar um instante? 
Assustado, pois não tinha visto aquela pessoa chegar, respondeu: 
- Desde que não tome muito o meu tempo, pode falar. 
- Pois bem -disse-lhe o estranho-, estou ouvindo o senhor reclamando o tempo todo da qualidade de sua vida e das dificuldades que passa para viver dignamente. Por isto, estou aqui para ajudá-lo. Poderia me acompanhar por uns minutos? Bastante desconfiado, mas pensando em resolver seus problemas, o pobre homem respondeu: 
- Creio que ninguém pode me ajudar, mas quem sabe o senhor está falando a verdade? Como não tenho nada a perder, vamos, vou acompanhá-lo. 
De repente, em um piscar de olhos, já estavam os dois em um lugar totalmente estranho, sem nenhuma casa, árvore, rios, sem nada. Era apenas uma imensidão de cruzes fixadas no chão. Eram cruzes de todos os tamanhos, da mais pequena a mais gigantesca, todas brancas. O descrente homem nada estava entendendo e perguntou: 
- Muito bem, e daí, o que representa estas cruzes que me mostra? 
O estranho com a voz mais pausada e calma do mundo falou: 
- Cada cruz desta representa um ser humano que vive na terra. Quanto maior a cruz, maior o sofrimento dessa pessoa. Como você tem reclamado muito, estou autorizado a lhe ajudar. Pode escolher outra cruz para você. O homem, ainda desconfiado, saiu andando por aquela imensidão a procurar uma cruz bem pequenina para fazer a troca. Depois de muito andar, encontrou uma cruz tão pequena que quase lhe passou desapercebida, pois estava escondida em um canto. Na mesma hora, em voz alta, dirigiu-se ao estranho: 
- Quero esta aqui! 
O estranho, calmamente, concordando com a escolha do homem, falou: 
- Tudo bem, pode ficar com ela. Apenas quero lhe dizer que você não fez troca alguma, pois esta é a sua própria cruz! 


                                                                            ***

Um comentário:

  1. nenhum problema é tão grande que não se resolva.Olhe para os lados e verá que existem pessoas com cruz bem maior que a sua, portanto não desistem fácil , precisa coragem e fé.

    ResponderExcluir